PORQUE FAZER TERAPIA -PSICOTERAPIA – PRIMERA CONSULTA
Tratamento
Por que fazer terapia?
Existem muitas razões pelas quais as pessoas querem fazer terapia.
Algumas, procuram a terapia para resolver problemas específicos, lidar com problemas de saúde mental ou emocionais. Depressão, ansiedade, compulsão alimentar, fobias, trauma ou problemas de relacionamento.
Outras pessoas podem procurar a terapia para ajudá-las a lidar com mudanças significativas em suas vidas, como um divórcio, emprego ou a perda de um ente querido.
A terapia também pode ser útil para quem quer melhorar a autoestima, desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento.
Aprender a lidar com estresse e problemas de saúde física, mental e comportamental. Se sentir mais equilibradas ou ter uma melhor compreensão de si.
De maneira geral, a terapia pode ajudar as pessoas a se sentirem mais positivas e serem mais bem-sucedidas em suas vidas.
Existem muitos motivos pelos quais as pessoas decidem fazer terapia. Algumas possíveis razões incluem:
Em geral, a terapia é uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a se sentirem mais equilibradas, bem consigo mesmas e a lidar melhor com os desafios da vida.
Resolver problemas pessoais ou emocionais como:
ansiedade, depressão, irritabilidade ou raiva, baixa autoestima, compulsões, frustrações, medos e traumas.
Aprender habilidades de gerenciamento:
a terapia ensina técnicas de gerenciamento de stress, frustração e de resolução de problemas que ajudam as pessoas a lidar com os desafios da vida.
Melhorar relacionamentos:
a terapia ajuda as pessoas a compreenderem como suas ações afetam o mundo e a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes para melhorar seus relacionamentos.
Aprender sobre si mesmo:
a terapia ajuda as pessoas a entenderem melhor seus pensamentos, sentimentos e comportamentos e a como eles são influenciados por suas experiências passadas.
Atravessar momentos difíceis:
a terapia é uma fonte de apoio durante momentos difíceis, como o luto, doença, mudança, trauma ou um divórcio.
Aprender novas habilidades:
a psicoterapia ensina às pessoas novas formas para lidar com problemas, desenvolve novas habilidades e prepara para enfrentar desafios de maneira mais saudável.
Aumentar a satisfação pessoal:
muitas pessoas relatam sentir-se mais satisfeitas consigo mesmas e com as suas vidas após a psicoterapia.
Aumentar a autoestima:
a psicoterapia ajuda as pessoas a se sentirem mais confiantes e mais capazes de enfrentar os desafios da vida, o que leva a um aumento da autoestima.
Melhorar as relações interpessoais:
a psicoterapia ajuda as pessoas a melhorarem as habilidades de comunicação e resolução de problemas, o que leva a relações mais saudáveis e mais satisfatórias.
Você não está sozinho!
Tratamento & Psicanálise
Psicoterapia
A psicoterapia é um tipo de tratamento usado para ajudar as pessoas a lidar com questões de saúde mental e emocional.
É realizado por um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo. Envolve conversar sobre suas preocupações e emoções em um ambiente seguro e confidencial.
A psicoterapia é usada para tratar uma ampla gama de condições, como: depressão, ansiedade, compulsão alimentar, fobia, problemas de relacionamento e traumas.
O processo, geralmente, começa com uma avaliação, durante a qual o profissional de saúde irá abordar, com você, sobre suas preocupações e objetivos.
Minha abordagem terapêutica:
A psicanálise é a teoria e técnica de tratamento psicológico criada por Sigmund Freud no final do século XIX. Tem como objetivo ajudar as pessoas a compreender e resolver problemas, que estão afetando a vida.
O tratamento, geralmente, envolve sessões regulares com psicólogo especialista em psicanálise. Nas quais o paciente fala livremente sobre seus pensamentos, sentimentos e memórias. Enquanto o terapeuta o ajuda a examinar e interpretar esses conteúdos inconscientes.
A psicanálise é uma abordagem mais profunda e duradoura do que outros tipos de tratamento psicológico.
A Psicanálise é baseada na ideia de que muitos dos nossos problemas mentais e emocionais são causados por conflitos inconscientes.
Essa terapia ajuda a compreender esses conflitos e a resolvê-los, de modo a aliviar sintomas de sofrimento psicológico e melhorar o bem-estar.
Se você está se sentindo sobrecarregado ou enfrentando dificuldades emocionais, é importante procurar ajuda de um profissional.
A psicoterapia pode ser realizada em consultório ou pode ser feita on-line através de videoconferência ou chamadas de telefone.
Não tenha medo ou vergonha de ser honesto e aberto durante a sua consulta. Isso ajudará o psicólogo a compreender melhor você e as suas necessidades para ajudá-lo da melhor maneira.
Iniciando o Tratamento
A primeira consulta com um psicólogo é uma oportunidade para você falar sobre seus problemas e preocupações e para ele entender como pode ajudar.
Você pode esperar que o psicólogo faça perguntas sobre sua história de vida, relacionamentos, sintomas e estilo de vida.
Este processo de avaliação ajudará o psicólogo a entender melhor suas necessidades e a planejar o tratamento apropriado. Também é uma oportunidade para você perguntar qualquer coisa que tenha em mente e esclarecer dúvidas sobre o tratamento.
É importante lembrar que, embora a primeira consulta possa ser um pouco assustadora, o psicólogo é um profissional treinado para ajudá-lo e está ali para ouvir e dar apoio.
Depois de coletar as informações e avaliar a sua saúde mental, o psicólogo vai discutir com você opções de tratamento, como terapia e/ou medicamentos. O psicólogo também vai propor estratégias e dar orientações para gerir o seu bem-estar emocional.
Lembre-se de que o psicólogo é um profissional de saúde mental que está lá para ajudá-lo.
Aqui estão algumas questões que você pode esperar durante a sua primeira consulta:
Histórico de Saúde
O psicólogo lhe fará perguntas sobre o seu histórico de saúde, incluindo qualquer problema de saúde física, mental ou emocional. Também sobre aspectos da sua vida profissional, familiar e social, atividades que você desenvolve e relacionamentos.
Perguntas ou Tarefas
O psicólogo também pode fazer perguntas ou tarefas para avaliar a sua saúde mental. Isso pode incluir dinâmicas sobre a personalidade e a construção do genograma familiar.
.
Sua História
O psicólogo também poderá fazer perguntas sobre sua história e sobre eventos importantes que tenham ocorrido em sua vida. Isso ajudará a entender melhor que fatores podem estar afetando a sua saúde mental.
Expressar
O paciente, deve expressar as suas angústias, medos e inseguranças mais relevantes no momento, bem como seu funcionamento, hábitos e crenças atuais. Também estar disponível a responder as perguntas com a máxima espontaneidade e honestidade.